2008-05-11

Balbúrdia na Costa Oeste

A agora designada “Costa Oeste da Europa” (“Europe’s West Coast”, na versão para inglês e americano lerem), até há pouco tempo simplesmente “Portugal”, vai de mal a pior em matéria de segurança interna.
Escassos dias depois de um bando de indivíduos ter invadido a esquadra da PSP de Moscavide (ler aqui e aqui), calhou a vez ao Tribunal de Vila Nova de Gaia (ler aqui e aqui).
Nada de extraordinário, note-se. Parece que se tratou apenas de um indivíduo que, insatisfeito com uma decisão judicial, entrou naquele tribunal, ameaçou uma juíza com uma arma de fogo, barricou-se e só se entregou às autoridades ao fim de 3 horas.
Coisa pouca, portanto. Vendo bem, o que tem de especial um indivíduo poder entrar num tribunal com uma arma de fogo sem que exista qualquer sistema de segurança que o impeça? Trata-se de um simples caso de polícia, segundo ouvi dizer.
Abordei este tema aquando de uma situação em que uma juíza foi agredida por um indivíduo que condenara tempos antes.
Foi em Agosto de 2006 (link).
Desde então, tudo na mesma, como era de esperar.
Pelo andar da carruagem, vai mesmo ter de haver mortos, um dia destes, para que o Governo reconheça a existência do problema e, talvez então, finalmente, comece a fazer alguma coisa para o resolver.